DÊNIS QUADROS
O que você pode realizar em duas horas?
Você pode cozinhar uma refeição agradável, terminar uma carga de roupa, ou talvez dar uma volta longa com o seu cão no parque. Mas e quanto a correr uma maratona?
Para muitos, é pura fantasia a ideia de correr a 2:48 min/km ou seja à uma velocidade média de 21.2 km/h por “duas” horas em linha reta, muito menos se for para acabar uma maratona. Mas é neste próximo sábado dia 6 em Monza o desafio de fazer história na distância rainha 42,195m estará nas pernas destes monstros do atletismo internacional, considerados os três corredores mais fortes do planeta Eliud Kipchoge, 32 anos, do Quênia; Lelisa Desisa, 26 anos, da Etiópia; e Zersenay Tadese, de 34 anos, da Eritreia vão tentar fazer exatamente isso. Se eles conseguirem terminar uma maratona em menos de duas horas, eles não só irão quebrar uma barreira de corrida, mas também redefinir os limites humanos de habilidade atlética.
O atual recorde mundial masculino foi estabelecido pelo queniano Dennis Kimetto em Berlim 2014, 2h2min57seg e o feminino por Paula Radcliffe em 2003 na Maratona de Londres com 2h15min25seg. O tempo médio que um maratonista leva para terminar uma corrida é na zona das quatro horas. Mas tenha cuidado se pensar que baixar três minutos em uma corrida de velocidade é um esforço insignificante. No mundo dos corredores de elite, poderia muito bem ser uma eternidade. Cada segundo é importante.
Portanto para eles terem condições para este feito primeiro é preciso muito trabalho em equipa principalmente por parte de grandes cientistas e aqui ao meu lado à direita está um destes Dr. Andrew Jones, fisiologista e professor na Universidade de Exeter, no Reino Unido, que é um dos colaboradores no projeto Breaking2.
O objetivo para já não sei se será alcançado, mas se a intensa coleta de dados sobre os corredores africanos de elite não tiver preenchido completamente as lacunas para ultrapassar esta barreira das 2h, com certeza já ajudou a identificar novas áreas de estudo.
Enquanto isso, o conselho é, não se preocupe em quebrar qualquer recorde mundial. Basta sair e desfrutar e fazer um pouco com que o que seu corpo evolua para já estar a fazer o bem, então é só vir correr connosco.
Para aqueles que estiver interessado em seguir este desafio Sub2
Será neste próximo sábado, 6 de Maio, 5:45 Hora da Europa Central, transmissão in direto por estes canais Canal 1, Canal 2.
MAIO