Blog

Alterações Musculosqueléticas, Abdominal e Pélvica que Podem ser Impactadas pela Atividade Física / Exercício Durante a Gravidez.

Posted by:

Alterações Musculosqueléticas, Abdominal e Pélvica que Podem ser Impactadas pela Atividade Física / Exercício Durante a Gravidez.

A diástase do músculo reto abdominal (separação) da linha alba, pode ocorrer na gravidez com uma incidência de até 67 %.O Reto Abdominal é o músculos com origem na caixa torácica, e inserção (anexado) em cada osso púbico.

Embora a redução espontânea geralmente ocorra, a separação pode continuar cronicamente em algumas mulheres. E as sequelas de longo prazo podem incluir dor na parede abdominal, disfunção pélvica dada a ligação distal do reto abdominal aos ossos púbicos ou dor lombar devido ao papel fundamental desempenhado pelos músculos abdominais na estabilização. Não se sabe se a atividade física específica ou exercício realizado na gravidez ou no pós-parto pode impedir esta separação muscular abdominal.

A sínfise púbica é a articulação fibrocartilaginosa que liga o anel pélvico na frente unindo os tubérculos pubianos direito e esquerdo. Anormalidades da sínfise púbica podem estar relacionadas com a gravidez ou trabalho de parto. A disfunção da sínfise púbica e a dor na região ocorrem como resultado do aumento do movimento relacionado à laxidade ligamentar. Num estudo europeu, os autores estimaram a prevalência desta condição como 1 em cada 36 mulheres. Os casos leves de inflamação da sínfise geralmente respondem ao repouso e ao gelo. Uma vez que uma mulher se torna sintomática, atenção cuidadosa à manutenção de movimentos simétricos de seus membros inferiores durante o exercício é fundamental para limitar os sintomas e estresse mecânico.

O impacto das alterações biomecânicas e hormonais da gravidez no sistema musculoesquelético deve ser levado em conta no exercício físico de uma mulher durante e após a gravidez para reduzir o risco de lesões e suas sequelas.

Referências:

American College of Sports Medicine Impact of Physical Activity during Pregnancy and Postpartum on Chronic Disease Risk. Medicine & Science in Sports & Exercise: May 2006 – Volume 38 – Issue 5 – pp 989-1006. doi: 10.1249/01.mss.0000218147.51025.8a SPECIAL COMMUNICATIONS: Roundtable Consensus Statement.

OWENS, K., A. PEARSON, and G. MASON. Symphysis pubis dysfunction-a cause of significant obstetric morbidity. Eur. J. Obstet. Gynecol. Reprod. Biol. 105:143–146, 2002.

0

Add a Comment