Go go go!! (km 0 – 5) O tiro de partida, a adrenalina está a subir rapidamente. Após todo o processo de preparação aparentemente infinito, você não só quer correr, mas dar o seu MELHOR. Cada metro parece uma vitória e cheira a liberdade. Você está experimentando um alto estado de euforia. Outros corredores estão a correr atrás de você, mas você deve ir devagar. Ponha-se no seu ritmo. Seja paciente. Não se queime nos primeiros quilómetros. Se o seu plano for executar uma maratona inteira em menos ou até 4 horas, você deve correr entre as cadências e ritmos já treinados para isso.
Supressão (km 5 – 15) Você está a se sentir capaz e ótimo, enquanto suprime o pensamento do que ainda está na sua frente. Você não pensa sobre o esforço que você ainda enfrenta. Muitos corredores aceleram automaticamente o ritmo aqui – ainda que isso seja fatal. Lembre-se de que você precisará aproveitar suas reservas de energia mais tarde!
Uma pontada de pânico (km 15 – 21) Você continua a olhar regularmente o seu parceiro confiável, o seu relógio GPS. Mesmo se tiver diminuído um pouco, não entre em pânico! Esta etapa é decisiva – você notará se tem energia suficiente para a segunda metade da maratona ou se já gastou todas as suas reservas. Mantenha-se calmo, você ainda tem tempo para recuperar.
Desilusão (km 21 – 30) Agora, a maratona começa a mexer com nossas cabeças. Apesar de todos os outros corredores ao seu lado, você se sente sozinho. Você começa a se questionar por que se inscreveu para essa corrida, por que pensou que seria capaz de fazer isso. Você não pode parar de pensar sobre o que resta da corrida. Concentre-se em correr! Dê um passo após o outro e comece a alimentar seu corpo com géis ou bananas.
Fundo do posso (km 30 – 35) Por que?!, Você pensa. Por que estou a fazer isso? Seu primeiro ponto baixo é em torno dos 30km quando a maioria dos corredores atinge o fundo do posso. Ainda há uma distância significativa para completar, mas suas energias estão a baixar. Ouça seu corpo, mantenha a calma enquanto flutua, focalize-se na tarefa que tens em mãos. Tente manter sua motivação ao pensar na linha de chegada, lembre-se das suas experiências positivas que já viveu na corrida, lembre-se de todas as sessões de treinos que já tiveste que superar e que este momento agora é a oportunidade de conquistar aquilo que tanto se dedicou, pense nos seus amigos, nos familiares que estão à sua espera a alegria que será poder abraçá-los. Lembre-se: um passo de cada vez. Esta fase realmente mostra quem realmente se preparou, física e mentalmente para correr uma maratona.
Forro de prata (km 35 – 42) A meta está lá, eles não a mudarão de lugar, ela está cada vez mais dentro do vosso alcance e o pensamento positivo ajudou a superar um dos pontos mais críticos. Se você ainda tem alguns recursos, utilize-os. Seu corpo já está superaquecido e seus músculos começam a enrijecer. Faça pequenos ingestas de bebidas isotónicas para um último golpe de energia.
Mudança (linha de chegada) Sim, você fez isso! Os últimos quilômetros são uma mistura de extrema fadiga, alegria, exaustão, impulso e motivação. Quando eles penduram a medalha ao redor do pescoço, você poderá pensar: “Eu nunca mais farei isso”. Faça algumas respirações profundas, envolva-se em um casaco, encha-se com bebidas eletrolíticas e mexa-se alongue um pouco seus pés. Assim que seus músculos doridos se sentirem normais novamente – geralmente após alguns dias – você pode encontrar-se novamente a pensar na próxima maratona. E sobre o quanto você ainda vai quer melhorar seu tempo.
Você também experimentou alguma destas fases? Tem alguma história para compartilhar connosco? Deixe seus pensamentos nos comentários!
AGO