Blog

Avaliação Física: Composição Corporal

Posted by:

Avaliação Física: Composição Corporal

DÊNIS QUADROS

A composição corporal refere-se às quantidades absolutas e relativas de tecido magro, gordura corporal e água. Existem muitas razões para avaliar a composição corporal. Uma das razões e ainda mais importante, são as poderosas associações entre obesidade, especialmente a gordura intra-abdominal (viceral) excessiva, e o seu maior risco de doença coronariana, diabetes não-insulino-dependente, hipertensão e certos tipos de câncer que receberam uma considerável atenção nos últimos anos.

Um nível excessivamente baixo de gordura também é prejudicial, como evidenciado pela disfunção fisiológica das pessoas cronicamente desnutridas. Além disso, a determinação da composição corporal é útil para estabelecer o peso ótimo para a saúde e o desempenho em atletas, para formular as diretrizes dietéticas e a prescrição de exercício com a finalidade de modificar a composição corporal e avaliar a eficácia, e para monitorar as mudanças na composição com o crescimento, a maturação e o envelhecimento a fim de distinguir as mudanças normais dos estados patológicos.

Com frequência, a gordura corporal é o foco da avaliação, porém a massa de tecidos magros e seus componentes (liquido, músculo e osso) são pelo menos igualmente importantes. Os baixos níveis de massa magra e a perda de tecido magro contribuem para as complicações metabólicas, tanto direta quanto indiretamente, através de uma capacidade funcional deteriorada e de uma atividade e um dispêndio de energia reduzidos; daí o maior risco de aumento de peso. A massa e densidade ósseas baixas são prognosticadores primários do risco de fratura osteoporótica. O desgaste muscular (sarcopenia) que ocorre com certas doenças e com o envelhecimento não reduz apenas a tensão muscular e a capacidade para realizar as atividade até mesmo as de rotina, mas constitui também um poderoso correlato da mortalidade. Atualmente tem se enfatizado a elaboração de intervenções destinadas a aumentar a massa de tecidos magros durante o envelhecimento com programas de envelhecimento saudável, assim como nas populações clínicas. Portanto a determinação da massa magra é também um aspecto crucial da avaliação.

REFERÊNCIAS

ACSM’S Recources for the personal trainer, First Edition – 2005

0

Add a Comment