Blog

Conheça seu Coração, Ame seu Coração.

Posted by:

Conheça seu Coração, Ame seu Coração.

DÊNIS QUADROS

Neste mês de maio a Fundação Portuguesa de Cardiologia passa a promover campanhas de sensibilização “Mês do Coração” e aproveitando a deixa emparelho com isto um breve artigo que serve como um grande lembrete para que passe a cuidar mais do seu coração.

Tenho a certeza que se você fosse fazer uma pesquisa, você descobriria que a maioria das pessoas sabe que cuidar do seu coração é importante. Mas quantos sabem o que devem e o que podem fazer para proteger seu coração? Quantas pessoas ainda sabem se seu coração é saudável?

A maioria de nós pensa que se não estamos doentes, estamos saudáveis. Esse é um equívoco comum e é um que deve ser abordado com frequência. De fato, a Organização Mundial da Saúde define a saúde como:

“A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

“A saúde é … não apenas a ausência de doença ou enfermidade.” Este é um ponto tão importante e os alicerces em que a prevenção de saúde é construída.

Então, como você saberia se você tem um coração insalubre se você não perceber nenhum sintoma?

Medir a sua frequência cardíaca é um bom ponto de partida. Idealmente, sua frequência cardíaca deve cair entre 60 e 100 batimentos por minuto quando em repouso.

Medir a pressão arterial também é importante, mas entender os números pode ser um pouco mais complicado. Uma leitura ideal para a pressão arterial sistólica (o primeiro número) é qualquer coisa menos de 120 mmHG. Para diastólica (o segundo número) está abaixo de 80 mmHG. Pré hipertenso a leitura da sistólica estará entre 120 e 139 ou a leitura da diastólica entre 80 e 89. Mais de 140 sistólica ou 90 diastólica é suficiente para justificar que a pressão arterial está elevada.

Isso pode parecer um pouco assustador, mas felizmente para a maioria de nós, há coisas que podemos fazer para obter esses números nas faixas desejáveis e mantê-los lá. O mais fácil é começar a se exercitar. O exercício cardiovascular é tipicamente o que nós pensamos quando se trata de melhorar nossa saúde do coração, mas o treino da força joga um papel vital também.

O treino de força pode realmente ajudar a melhorar a pressão arterial por causa de algo chamada resistência periférica total. Basicamente, isso significa que, porque a resistência está no ponto mais distante do coração (geralmente as mãos ou pés), nosso coração tem que bombear mais para garantir que há fluxo de sangue suficiente. O treino de força vai ajudar a fortalecer seu coração e os músculos que você está a trabalhar.

Como você vai progredir através de uma rotina de treino, não importa o tipo, você provavelmente irá perceber que poderá fazer mais a um nível mais elevado. O desempenho aumentado ao exercitar será absolutamente grande, mas o benefício real é o aumento do seu desempenho justamente quando não estiver a se exercitar. Se o seu coração é mais saudável, ele não tem que trabalhar tão duro durante as atividades do dia-dia como subir as escadas, brincar com seu cão, ou ao carregar mantimentos do seu carro. Este é o maior benefício, porque o menor desgaste que você colocar no dia-dia do seu coração, melhor será a longo prazo.

Agora que já abordamos como o exercício pode ajudar o seu coração, você provavelmente quer começar com uma rotina. Se você estiver a se perguntar que tipo de exercício devo começar, a resposta é simples – comece com o que vai realmente fazer. Isso pode parecer trivial, mas se você está apenas a começar, qualquer exercício vai ser melhor do que nenhum exercício. Se você odeia correr na esteira, faça treinos de força, ciclismo, remo ou ainda quem sabe tente nadar.

Tudo o que você acabar por fazer, se fizer corretamente e permanecer consistente será positivo. Seu coração vai agradecer!

0

Add a Comment