Blog

Coronavírus (COVID-19) e Exercício Físico

Posted by:

Coronavírus (COVID-19) e Exercício Físico

Embora conter o vírus o mais rápido possível seja a prioridade urgente da saúde pública as medidas oficiais que restringem os movimentos das pessoas na presença da crise do coronavírus não significam necessariamente que a prática de exercício físico deva ser totalmente eliminada.

Indiscutivelmente, ficar em casa, embora seja uma medida segura, pode ter consequências negativas não intencionais, já que esses esforços para evitar a transmissão humano-a-humana do vírus podem levar à redução da atividade física. É provável que esta permanência prolongada em casa possa levar ao aumento dos comportamentos sedentários, como passar mais tempo sentado, reclinado ou deitado, reduzindo a atividade física regular, portanto, gerando um menor gasto de energia, consequentemente, levando a um aumento do risco e o potencial de agravamento das condições crônicas de saúde. Portanto, existe aqui uma forte lógica no que diz respeito a saúde, para que se estimule a continuação da prática de exercício físico mesmo que em casa, para manter-se saudável e manter a função do sistema imunológico nesta situação ambiental precária.

O treino em casa com a utilização de vários exercícios seguros, simples e de fácil implementação ​​é bem adequado para evitar o coronavírus no ar e manter os níveis de condicionamento físico durante este período.

O uso de vídeos de exercícios, que se concentram no incentivo e no fornecimento de atividade física através da Internet, tecnologias móveis, são outras formas viáveis ​​para manter o condicionamento físico e a saúde mental durante esse período crítico.

São inúmeros os estudos que demonstram que o exercício tem benefícios claros para a saúde de indivíduos saudáveis e de pacientes com várias doenças. A esse respeito, ecoamos fortemente a citação do Dr. Steven Blair do Dr. Ken Powell: “Alguma atividade é melhor que nenhuma, e mais é melhor que menos”. O objetivo passa por realizarmos pelo menos 30 minutos de atividade física moderada todos os dias e / ou pelo menos 20 minutos de atividade física vigorosa todos os dias. Idealmente, é preferível uma combinação de ambas as intensidades de atividades físicas, além de praticar os exercícios de força.

Dadas as preocupações com a crescente disseminação do COVID-19, é imperativo que sejam seguidas as precauções de controle e segurança de infeções. A permanência em casa é uma etapa fundamental de segurança que pode limitar a disseminação destas infeções. Porém, estadias prolongadas em casa podem também aumentar os comportamentos que levam à inatividade e contribuem para ansiedade e depressão, que por sua vez podem levar a um estilo de vida sedentário conhecido por resultar em uma série de condições crônicas de saúde. Manter atividade física regular e exercitar-se rotineiramente em um ambiente doméstico seguro é uma estratégia importante para uma vida saudável durante a crise do coronavírus.

Referência
Opnion. Chen P., Mao L., Nassis G. P., Harmer P., Ainsworth B. E., Li F.; Coronavirus disease (COVID-19): The need to maintain regular physical activity while taking precautions. Journal of Sport and Health Science 9 (2020) 103104

0

Add a Comment