DÊNIS QUADROS
Qualquer um que passa 5 à 9 horas atrás de uma mesa pode confirmar que a dor lombar é uma séria ameaça para o desempenho do seu trabalho. E de acordo com um estudo publicada no Journal of Pain, até 70% de nós irá experimentar tal dor em nossas vidas. O que é pior, muitos desses sintomas vai se tornar crónico.
Os investigadores com o Centro de Atendimento Primário e Pesquisa em Artrite do Reino Unido avaliou 488 pacientes que procuraram tratamento para a dor lombar. Depois do aconselhamento inicial que foi fornecido pelos seus médicos, os cientistas seguiram o acompanhamento dos sujeitos durante seis meses e cinco anos mais tarde, a fim de rastrear qualquer progressão da dor.
Os resultados: Aqueles que relataram inicialmente mais dor foram significativamente mais propensos a sofrer crises crónicas. Curiosamente, os pacientes que acreditavam que sua dor iria persistir após esse exame inicial também foram mais propensos a experimentar essa realidade.
Portanto toda dor nas costas deve ser levado a sério. Embora os sintomas podem desaparecer no início, muitas vezes eles retornam com maior intensidade, agir rapidamente sobre a mudança de alguns hábitos de vida, como a adesão de um programa de exercício físico orientado, e alguns pequenos cuidados ergonómicos no sentido de melhorar a qualidade de vida no meio profissional contribuirão muito para que este quadro não evolua.
OUT