Blog

Exercício Físico e Amamentação

Posted by:

Exercício Físico e Amamentação

DÊNIS QUADROS

Hoje dia 1 de agosto Dia Mundial da Amamentação resolvi falar sobre este tema que por vezes reporta algumas preocupações se de facto o exercício físico pode afetar de alguma forma a produção do leite e com isso afetar o crescimento do bebé.

O que se sabe sobre este tema é que não há diferenças em termos de volume, energia, proteína, lactose ou composição entre as mulheres que fazem exercício físico e as que não fazem, mas também se sabe que, os efeitos fisiológicos da prática do exercício protegem a amamentação, na medida em que há um aumento da prolactina (hormona fundamental envolvida na formação do leite), como resposta aguda ao exercício. Esse aumento é mais elevado quanto maior for a estimulação mamária. E neste sentido sabemos que durante a corrida por exemplo, a estimulação é máxima, enquanto que, em actividades em meio aquático, o aumento não é assim tão elevado.

Importante também alertar que, o período de lactação está associado a uma diminuição na densidade mineral óssea, com efeitos pronunciados na coluna vertebral e no fémur e esta alteração na amamentação é maior e mais rápida do que a perda média experienciada pelas mulheres na menopausa sendo que a magnitude destes efeitos relaciona-se diretamente com a quantidade de leite consumida pelo bebé e por outros factores como a própria nutrição da mãe. No entanto, a osteopenia induzida pela amamentação parece ser reversível com a sua cessação, quanto a isto, nada melhor que o exercício físico, pois com ele há uma acentuação da mineralização óssea como resultado das forças mecânicas exercidas pela gravidade e pela contracção muscular contribuindo assim para o fortalecimento e aumento da densidade mineral óssea.

Quanto aos níveis de concentração de ácido láctico no leite dependerá da (dose) intensidade do treino o que se sabe é que na realização moderada de exercícios isto não parece ser preocupante, no entanto, também oriento minhas atletas/mamães a utilizarem a estratégia de amamentarem antes dos treinos ou então tirar o leite antes de se exercitar para ser usado logo após o exercício, isto por vezes até ajuda na questão do conforto durante o treino pela diminuição do peso na mama.

Ainda sim cabe aqui destacar que o exercício físico ainda faz bem para:

  • Ajudar a perder algum do peso que você ganhou durante a gravidez, prevenindo da obesidade;
  • Faz você se sentir mais enérgico;
  • Faz o seu coração ficar mais forte e reduzir o risco de certas doenças;
  • Aliviar o stress e tensão;
  • Melhora o seu humor e confiança (auto-estima);
  • Fortalece os ossos e músculos;
  • Promove uma melhoria na sua aptidão aeróbia, levando a uma melhor capacidade de desempenhar atividade maternas;

 

Referências

Gregory A. L. Davies; Larry A.Wolfe; Michelle F. Mottola; Catherine MacKinnon. Exercise in pregnancy and the postpartum period. J Obstet Gynaecol Can 2003;25(6):516–22.

James M. Pivarnik, et al. Impact of Physical Activity during Pregnancy and Postpartum on Chronic Disease Risk. MEDICINE & SCIENCE IN SPORTS & EXERCISE Copyright 2006 by the American College of Sports Medicine.

Cerca, L. Populações especiais Avaliação e prescrição de exercício.- Editores Frederico Raposo e Rui Marques – Coleção Fitness Manz – 2º Edição Nov. 2009.

0

Add a Comment