O uso de esteróides anabolizantes associado à realização de exercícios físicos intensos resulta em deficiências do bombeamento cardíaco, aumento do colesterol ruim e alterações de comportamento.
Uma pesquisa da Universidade de Campinas (Unicamp), comprova que o uso de esteróides anabolizantes combinado com exercícios físicos intensos compromete a função dilatadora dos vasos sanguíneos e pode causar o aumento do coração e até a morte.
O fígado é um dos órgãos acometidos e são freqüentes os casos de hematomas, de câncer de fígado. O uso de anabolizantes provoca também atrofia testicular. Jovens de 28, 30 anos apresentam azoospermia (ausência de espermatozóides), diminuição da libido e impotência porque a droga mexe com o equilíbrio hormonal.
Além de problemas de pele, como a acne, e perda de cabelo, tem também problemas com câncer de próstata, crescimento excessivo da gengiva, ginecomastia – desenvolvimento das mamas nos homens.
Nas mulheres podem ocorrer o aumento excessivo dos pelos do corpo, a voz fica mais grave, hipertrofia clitoriana e diminuição temporária nos ciclos menstruais.
Prof. Dênis Quadros
Ms. Treino de Alto Rendimento Desportivo
Fique em forma com a Athlon Esportes e siga-nos no
facebook.com/athlonpersonal
JUL