Dênis Quadros
Mitologicamente, é creditada como a principal determinante da performance de endurance o consumo máximo de oxigênio (Vo2max).
Mas o papel da força – neste caso especifico – falando da força anaeróbia/potência assume para nós da Athlon um papel de grande relevância na preparação de um atleta/praticante, adepto da corrida.
A diminuição na capacidade da produção de força, sem dúvidas pode afetar o desempenho na corrida de meio fundo/fundo, e neste caso, na corrida de trail devido as suas características, pode ser ainda mais prejudicial.
O treino da força tem um efeito benéfico sobre o desempenho da resistência, especialmente no facto do aumento da economia de corrida já falamos sobre isto em um artigo anterior. Neste sentido estou a falar especialmente de uma abordagem mais específica, que se centra na melhoria das características neuromusculares, ou seja, na optimização do recrutamento das unidades motoras, que sobretudo incide num tempo mais reduzido de contacto com o solo.
O que isto quer dizer?
Bem, vou simplificar: esta abordagem vai permitir você aproveitar a energia mecânica acumulada na fase de alongamento do músculo, que posteriormente irá retornar na fase de encurtamento contribuindo para realização movimentos rápidos, dando assim, a possibilidade da sua corrida ser mais económica, ou seja, despendendo de menor energia fisiológica (fadiga central) e por consequência uma maior capacidade de resistência.
Em um período base de preparação, este tipo de abordagem – claro que de uma forma não tão intensa – também é fundamental, especialmente pelas questões relacionadas com a prevenção de lesões, no sentido de que prepara o atleta para futuras fases de treino ainda mais exigentes ao nível da intensidade e nos volumes de corrida.
É importante frisar que quando falamos na melhoria das características neuromusculares para corrida, falamos sobretudo em tempos reduzidos de contacto com o solo por isto entendam também como melhoria da agilidade e melhoria da coordenação.
A dica é: reflictam bem sobre o treino que tem realizado e veja se este também engloba um trabalho de qualidade neste sentido, caso contrário, procure alguém que seja formado em educação física e que esteja atualizado com a ciência para organizar e prescrever seus treinos para que assim possa tirar proveito de todas as vantagens que a corrida tem para lhe proporcionar ou esteja fadado ao insucesso!
Veja na prática através deste vídeo um pouco do que estou a falar.
JUL