Blog

O Que Esperar de Uma Ginástica Aleatória de Alta Intensidade e sem Periodização?

Posted by:

O Que Esperar de Uma Ginástica Aleatória de Alta Intensidade e sem Periodização?

Antes de mais é importante iniciar a esclarecer esta que é uma das etapas mais importantes na questão da organização do processo de treino que é a periodização.

A periodização consiste na criação de um sistema de planos de treinos para distintos períodos que perseguem um conjunto de objectivos mutuamente vinculados. O que quero dizer com isso é, que mais do que realizar um ou outro treino estes são necessários fundamentalmente estarem enquadrados dentro de uma organização (periodização) caso contrário estará a colocar tudo a perder, é como atirar no escuro, ou seja a probabilidade de errar é enorme. Deve olhar para uma sessão de treino como o processo mais simples da organização de um sistema. Imagine o treino como uma célula, esta é elementar com todo o conjunto de propriedades de um ser vivo, embora composta, por estruturas moleculares a célula não pode ser dividida em partes capazes de existir independentemente. Ou seja a célula (treino) é a unidade mais simples de organização e como tal não servirá de nada se não estiver enquadrada.

Estes dias apareceu uma “definição” interessante para o novo milagre do treino físico: “ginástica aleatória de alta intensidade” e foi ainda completada da seguinte forma “ginástica aleatória de alta intensidade com evolução por selecção natural”.

Pois bem, assim tem sido grande parte dos treinos da maioria das pessoas que nos procuram e com quem vamos tendo a oportunidade de dialogar.

É uma triste realidade ao ver que a falta de conhecimento leva as pessoas a cometerem aventuras muitas vezes cruéis do ponto de vista da saúde e o pior é quando estas mesmas abdicam da orientação de profissionais capacitados, apenas por pensarem que estes são necessários somente para atletas profissionais, um erro absurdo, ainda mais quando estes atletas profissionais muitas vezes por já estarem muito adaptados e familiarizados com o processo que envolve o treino “quase” que se dispensam um apoio tão próximo, sendo assim de tão grande importância o acompanhamento destes profissionais junto das pessoas que buscam uma melhoria em sua qualidade de vida mesmo estas não tão desejosas de resultados desportivos.

No entanto, mais do que na forma como estas grandes cargas de volumes e de intensidades estão sendo geridas e que as pessoas tem se sujeitado, a preocupação está também no sentido de que tem se perdido a coerência e o respeito aos princípios do treino físico, dentre eles o da especificidade e o de adaptação, no qual as pessoas hoje treinam para tudo e desta forma acabam muitas vezes a treinar para nada. E a periodização? Ui… esta quase não existe, o que acaba por não dar o tempo suficiente para que haja uma adaptação plena e positiva.

Pense nisso se quiser prolongar a sua vida activa como desportista, seja para saúde seja para qualquer outro objectivo, o que irá assegurar o sucesso para o alcance destes quase sempre passa pela mão de um profissional de Educação Física.

Caso contrário o que esperar disto tudo? Sim… um incentivo com roleta russa.

Bons treinos.

Prof. Dênis Quadros
Ms. Treino de Alto Rendimento Desportivo
Fique em forma com a Athlon Esportes e siga-nos no
facebook.com/athlonpersonal

0

Add a Comment