Blog

O Treino de Força no Feminino

Posted by:

O Treino de Força no Feminino

DÊNIS QUADROS

Hoje vou falar um pouco sobre o treino resistido (treino de força) para as mulheres. Até o momento os estudos demonstram apenas benefícios positivos de um programa de treino de força elaborado e implementado corretamente tanto para mulheres como para os homens.

Veja bem, nelas o treino de força é capaz de proporcionar incremento na força de forma significativa, bem como conversões de fibras musculares e aumentos na densidade mineral óssea em decorrência de programas elaborados de forma apropriada. Pesquisas até agora indicam que o treino de força costuma ser, no mínimo tão benéfico para mulheres quanto para homens, senão até bem mais, já que seus ganhos relativos podem ser maiores nelas em consequência de uma maior janela de adaptação.

No entanto, algumas mulheres não praticam treino de força com altas cargas por acreditarem que seus músculos hipertrofiarão excessivamente e que poderão parecer menos femininas. Esse tipo de receio pode limitar o uso de cargas pesadas e, assim limitar os benefícios à saúde, como o desenvolvimento de ossos e tendões e outras adaptações do tecido conectivo, capacidade funcional e desempenho físico. Cargas pesadas devem ser incluídas num programa de treino para recrutar todo o conglomerado de unidade motoras. Ainda que a hipertrofia que é o aumento das fibras musculares possa ocorrer em mulheres que realizam treino de força, os músculos da maioria das mulheres não hipertrofiam muito na maioria das vezes, aparentemente em razão de uma quantidade baixa de fibras musculares. Isso sem falar nas questões hormonais que no caso das mulheres apresentam concentrações cerca de 20% a 40% menos de testosterona, hormona que é um importante um sinalizador dos processos anabólicos.

Ainda sim, existem casos que as mudanças em termos de volume medidas através das circunferências por vezes até se apresentam menores após um breve período de treino. Isto porque se considerarmos que o músculo ocupa menor espaço do que a gordura, podemos na verdade ver mulheres a ficarem mais magras do que grandes (isto é, mais musculosas). Portanto, alas não correm risco de hipertrofia excessiva, conforme indicado por alterações em circunferências dos membros, com programas de treino força progressivo com cargas pesadas.

O treino de força pode resultar no alcance de diversas características de condicionamento desejadas por várias mulheres, inclusive aparência apropriada e aumento da força e potência na vida cotidiana, nas demandas profissionais e em atividades desportivas. Frequentemente, as mulheres buscam por aparências magras e esbeltas apenas pelo treino cardiorrespiratório, mas esse estado costuma ser acompanhado de exercícios de força também. No entanto, exercícios cardiorrespiratórios em excesso podem levar a questões de compatibilidade no desenvolvimento de desempenho e musculares. Sei que o medo de ficar masculinizada existe, mas é um erro que foi embutido na cabecinha linda de vocês, portanto, minhas preciosas não receiem o uso de cargas pesadas inclusivamente exercícios pliométricos em seus programas de treino. E muito cuidado, lembre-se o que realmente aumenta o seu braço não é barra olímpica, mas sim a barra de chocolate, evitem se tornar vitimas de enganações marqueteiras e da adoção de medos infundados que são prejudiciais a resultados ideais de treino para todas vocês.

Leituras Selecionadas

Fleck, Steven J.; Kraemer, William J., Fundamentos do Treinamento de Força Muscular – Artmed,  4ª Ed. 2017

Brown,Lee E. / Chandler, T. Jeff., Treinamento de Força para o Desempenho Humano – Artmed, 2009

0

Add a Comment