DÊNIS QUADROS
O que é importante para aliviar o seu programa de treino nas últimas semanas antes da Maratona. Aqui está o que você precisa saber sobre esta fase conhecida popularmente como fase de polimento:
Por que eu preciso da fase de polimento?
Você precisa abrandar seus treinos antes da Maratona para que seus picos de performance apareçam no momento certo, que deverá ser exatamente o dia da corrida. Para dar o seu melhor na corrida, você vai precisar chegar com aquela sensação de frescura, ou seja, totalmente recuperado do desgaste da sua preparação.
Como faço?
Nesta fase não significa que você deve parar de treinar por completo, apenas deve cortar o volume e a intensidade dos treinos. Também é uma boa ideia usar o tempo que está a poupar nos treinos durante o seu polimento para descansar um pouco mais.
Quanto tempo devo utilizar para esta fase?
O período vai depender do evento que você está a se preparar, como estou a falar de uma Maratona eu recomendaria umas 3-4 semanas de polimento. Agora se você estiver a se preparar para uma meia maratona ou uma distância 10 quilómetros considere 2 semanas. Já se for para uma corrida de cinco quilómetros, você só vai precisar de apenas uma semana.
Como polimento vai ajudar meu corpo a se recuperar?
Sua preparação provavelmente causou algum dano muscular, que deixou você física e mentalmente cansado, a sua preparação fez uso dos seus estoques de energia. No seu programa, ao passar por este período de recuperação antes da corrida vai ajudar a reduzir estes impactos sobre o seu desempenho.
A lesão muscular
Os corredores de maratona, muitas vezes encontram suas pernas pesadas ao final da corrida – o risco de isto acontecer é aumentado se você tem dores musculares e pernas cansadas antes de começar. Reduza o seu treino mais perto da corrida, particularmente os treinos longos e as sessões intensas de velocidade, e você vai chegar no dia da Maratona com as pernas mais frescas.
Fadiga
Quando você está a treinar duro por um período prolongado (10 semanas ou mais), é provável que você esteja a sofrer de fadiga. E quanto mais tempo você estiver a treinar, mais tempo você terá que diminuir para recuperar.
Este período de afunilamento também servirá para ajudar a combater a fadiga mental e lhe vai dar uma nova explosão de energia – esta energia extra antes da Maratona vai dar aquele foco que você precisa manter na fase final da corrida.
Estoques de energia (carboidratos)
Seu corpo só pode armazenar uma quantidade limitada de energia em seus músculos (cerca de 600g de hidratos de carbono e uma pequena quantidade de gordura), e estes estoques certamente estarão empobrecido durante a sua preparação. Portanto, é importante maximizar a ingestão de hidratos, e recarregar seus níveis de energia semanas antes da Maratona. Normalmente, a ingestão de alimentos é relativo ao seu treino – quanto mais você treina, mais você precisa comer.
Uma boa dica é cronometrar suas refeições para que você possa comer o mais tardar 30 minutos após o treino – o que irá garantir que você armazene menos alimentos como gordura corporal e mais como glicogénio muscular.
Será que nesta fase não vou desfazer tudo o que foi construído durante minha preparação?
Embora seja importante esta fase de polimento para recuperar o seu corpo, você não vai querer perder as adaptações e melhorias na sua aptidão, ainda mais, porque você trabalhou tão duro para conseguir ficar assim. Então aqui estão as principais áreas de seu treino que precisará manter enquanto você afina os últimos detalhes – clique neles para obter mais detalhes:
OUT