Blog

Treino de Força em Mulheres

Posted by:

Treino de Força em Mulheres

Prof. Dênis Quadros
Ms. Treino de Alto Rendimento Desportivo

As mulheres têm a estrutura óssea mais leve e um percentual de gordura maior. Com a mesma altura são mais leves e possuem menos força. Porém não é por isso que as mulheres devem treinar menos peso que os homens. A principal diferença entre os treinos femininos e masculinos é a intensidade. O trabalho de aumento da massa muscular exige um programa de treino mais intenso com poucas repetições e muita carga.
No universo feminino, existe um momento onde a reação ao exercício pode ser diferente. Na fase folicular (início da menstruação), a mulher tem alterações hormonais que a deixa com mais força. Na fase lútea, que dura aproximadamente 13 dias, e termina com o início de sangramento menstrual, a força diminui.
Hoje é comum desenvolver o planeamento das actividades considerando as fases do ciclo menstrual, fazendo com que o treino de força seja variado.
Mesmo com essas diferenças, algumas mulheres aumentam a massa muscular com facilidade. O ideal é acompanhar a evolução com uma análise de composição corporal onde observaremos o aumento da massa muscular. Um acompanhamento a cada três meses já é o suficiente.
Não fiquem preocupadas quanto ao aumento exagerado de massa muscular, conhecido como “corpo marombado” esse efeito é quase uma utopia para as mulheres – elas não têm condições hormonais para isso.

Fique em forma com a Athlon Esportes e siga-nos no facebook https://www.facebook.com/athlonpersonal

0

Add a Comment