Prof. Dênis Quadros
Ms. Treino de Alto Rendimento Desportivo
Certamente quem corre algum tempo já deve ter ouvido falar de que não convém aumentar o número de quilómetros em mais do que 10% por semana de treino. Esta afirmação parte do pressuposto de que os aumentos abruptos no volume de treino não permitem que o corpo se adapte suficientemente, gerando uma sobrecarga nos seus músculos, articulações, tendões e ligamentos num curto espaço de tempo. Pois assim corre o risco de não permitir uma recuperação condizente destas microlesões derivadas deste aumento, podendo adquirir uma lesão ainda mais grave o que impediria a continuação da prática por um tempo maior.
O treino extra ou treino suplementar pode significar a diferença entre o sucesso e o fracasso. Nele podemos incluir o treino de flexibilidade, fortalecimento muscular, um simples passeio de bicicleta, ou até mesmo abordagens mentais e psicológicas com objectivos da melhoria do desempenho. Para considerar este treino, certifique-se de que aquilo que decidir fazer ajuda a satisfazer as suas necessidades e não seja apenas a inclusão de uma actividade improdutiva no seu programa. Acima de tudo mantenha sempre o foco no seu objectivo. Neste caso é importante considerar que cada sessão de treino procura cumprir um propósito e que está intimamente relacionado com a melhoria de um determinado sistema fisiológico.
A utilização das zonas de intensidades de treino no seu programa elimina aquelas situações, pouco produtivas ou aquilo que podemos chamar de áreas de treino desperdiçadas.
A sugestão é perguntar a si próprio: Estou a realizar este tipo de treino porque gosto e sou bom nele? Ou estou a realizá-lo porque está enquadrado no programa e produzirá os resultados que desejo na busca dos meus objectivos?
Talvez seja preciso rever com frequência as metas que se pretende alcançar, para que possa manter-se focado no que se está a realizar e nos tipos de treinos que funcionam especificamente para alcançar estes objectivos. Dê atenção a questões sempre dadas como certas, tais como uma distribuição equilibrada das cargas de treino dentro de uma periodização individualizada, alimentação adequada, repouso e condicionamento corporal total. As vezes é fácil ficar tão envolvido em um aspecto do seu treino que facilmente negligencia outras áreas ao mesmo tempo importantes.
Pense nisso e bons treinos!!!
AGO