Prof. Dênis Quadros
Ms. Treino de Alto Rendimento Desportivo
Como estamos no mês de Maio conhecido também como mês das Mães, nada como usar este espaço e falar um pouco a cerca dos benefícios e objectivos do exercício físico no período pós-parto.
Este período é caracterizado pelo período imediatamente após o parto e geralmente tem uma duração de 6 a 8 semanas e termina com o retorno da menstruação. Tanto na gestação como no parto são grandes as mudanças anatómicas e fisiológicas para o organismo materno, em especial para o trato urinário, que podem resultar em alterações na função, manifestada por incontinência urinária.
Durante a gravidez o aumento do IMC resultante do incremento do peso corporal materno juntamente com o peso do útero aumentam a pressão sobre a musculatura do soalho pélvico. A abertura do soalho pélvico para a passagem da cabeça fetal é pequena e por esta razão a cabeça empurra o soalho pélvico para baixo até que tenha dilatado o suficiente para a passagem do bebé, estes factores são contribuintes para uma diminuição da força dos músculos que compõem o soalho pélvico. Ainda durante a gravidez, o estiramento da musculatura abdominal é indispensável para permitir o crescimento uterino, acarretando uma separação dos feixes do grande recto do abdómen, esta separação conhecida como diástase não provoca desconforto nem dor e apresenta menor incidência em mulheres com bom tónus abdominal antes da gravidez.
Após o parto, inicia-se um processo lento de reversão, que dura em média, seis semanas, podendo arrastar-se até três meses pós o parto. Assim percebe-se a necessidade de exercício físico no pós-parto, desde que seja supervisionado por profissionais especializados, com o objectivo de acelerar o processo de recuperação das condições pré-parto.
Estas alterações fisiológicas podem vir acompanhadas de distúrbios de ordem psíquicas, por se tratar de uma fase em que a mulher se encontra emocionalmente vulnerável. Tudo isso ocorre ao mesmo tempo em que é exigido por parte da mulher e da própria família, a postura de mãe ideal, que demonstra, felicidade, receptividade, disposição para amamentar e dispensar cuidados com o recém nascido, porém não é levado em consideração o momento de intensas transformações biológicas, psicológicas e sociais, sendo que as alterações emocionais estão intimamente ligadas às mudanças bioquímicas que ocorrem no organismo logo após o parto.
O treino no primeiro ano pós parto deverá sempre buscar melhorar alguns aspectos a nível físico e psicológico tendo em conta as suas novas responsabilidades, sendo que um dos objectivos principais da introdução do exercício físico após o parto, deve-se ao fato de poder proporcionar a mãe algum tempo livre para cuidar de si e desenvolver uma sensação de bem estar e de controlo sobre sua vida.
Em casa ou no Estúdio da Athlon Esportes as futuras ou recém mamães, poderão encontrar um acompanhamento personalizado com o programa de personal trainer pré e pós parto.
Se desejarem saber mais sobre exercício físico durante a gravidez recomendo que passe na área destinada a artigos em nosso site, pois lá poderão encontrar mais alguns conteúdos científicos interessantes e que exploram muito bem esta área.
MAIO