Blog

Levantamento de Peso em Mulheres com Cancro da Mama – Relações Linfedema

Posted by:

Levantamento de Peso em Mulheres com Cancro da Mama – Relações Linfedema

DÊNIS QUADROS

Durante muitos anos tem se dito às mulheres sobreviventes de cancro da mama para não levantarem nada mais pesado que uma bolsa de mão devido ao risco de linfedema (inchaço/edema causado pela acumulação de líquido linfático nos tecidos da superfície do corpo). Esta acumulação de líquido linfático (linfa) surge como consequência das alterações no sistema linfático devido à cirurgia e/ou radioterapia aos gânglios linfáticos na axila e áreas circundantes.

Neste sentido é recomendado às mulheres para pedirem ajuda com os sacos das compras, para evitarem pegar em crianças e para fazerem formas mais leves de exercício como caminhar, nadar e exercícios aeróbicos – estas são as recomendações gerais. No entanto, um estudo publicado pelo New England Journal of Medicine em 2009 veio mostrar que o treino de força (levantar pesos) pode ser uma ajuda substancial para as mulheres que se encontram nesta situação. Neste estudo os investigadores escolheram 141 mulheres sobreviventes de cancro da mama com linfedema estável no braço e dividiram a amostra em dois grupos – um grupo fez treino de força e o outro não. Estas foram as conclusões dos autores do estudo: “em sobreviventes de cancro da mama com linfedema, o levantamento de pesos de forma lenta e progressiva não teve efeitos significativos no inchaço do membro e resultou numa diminuição da incidência de exacerbações de linfedema, em síntomas reduzidos e aumento de força.”

Portanto, a questão principal aqui não é se as mulheres que sofrem desta condição podem ou não levantar pesos mas sim como o devem fazer para melhorar a sua condição. Bons treinos!

artigo

 

0

Add a Comment