Posted By DÊNIS QUADROS
Um dos aspectos favoritos quando estou a trabalhar com um praticante de corrida atleta/corredor é quando se têm objetivos de longo prazo. Digo isto porque quando o treino é planeado com base na obtenção de resultados a longo prazo, estes podem ser extraordinários.
Desde que eu saiba o que está por vir dentro de 3 meses, 6 meses, 9 meses e até mesmo em que posso ajudar para construir não apenas um ciclo de treino, mas sim uma abordagem mais ampla, um planeamento a longo prazo, tenho mais certezas que poderá conquistar todos os seus objetivos operacionais.
Mesmo que os corredores não tenham a certeza de que corridas pretendam correr, eu também posso ajudá-los a planear e selecionar uma série de eventos que deva incluir dentro de uma programação de corridas de forma estratégica e sincronizada.
Esta estratégia, retratada nesta imagem, tem-se mostrado extremamente útil para os meus atletas, isto porque não estamos a tomar decisões míopes, com a realização de exercícios apressados e/ou aumentos consecutivos e desproporcionais de quilometragem, ou até mesmo apostando demasiado cedo em corridas longas para se preparar de forma imediata para uma corrida.
Em vez disso, prefiro gastar a quantidade certa de tempo em cada fase de treino, descanso e recuperação, ou seja certificar-me de que estaremos prontos para competir no grande dia isto sim é um planeamento estratégico.
Um ciclo bem planeado, é algo como isto.
Cada saltar para cima no gráfico representa o estresse de treino – mais quilometragem, exercícios mais difíceis, ou corridas longas ou até mesmo mais desafiadoras – e cada mergulho da linha para baixo é o momento de descansar é a semana de recuperação.
Basicamente é esta a abordagem que utilizo, tipo “dois passos para frente, um passo para trás”.
Mas então o que acontece quando você fica durante um tempo longo em uma determinada fase de treino? Não vai evoluir. É isto mesmo, não haverá adaptações positivas a médio/longo, pois estará sempre a proporcionar ao seu organismo o mesmo tipo de estímulo com o mesmo tipo de treino e a partir de um determinado nível de condicionamento, o aumento da “carga” é indispensável para que possas evoluir.
Portanto se desejas mesmo evoluir na sua corrida, comece já hoje, estabeleça metas a longo prazo, busque a melhor orientação, para então fazer da sua experiência na corrida muito mais do que simplesmente sair a correr por diversão, mas sim aproveitar esta oportunidade para também alcançar níveis de saúde e de rendimentos superiores.
OUT