A regressão da condição física é mais rápida do que os ganhos obtidos por isso é importante não parar totalmente. Os ganhos são lentos e progressivos, leva-se cerca de 12 treinos, ou seja, em média um mês para as pessoas que fazem 3 vezes na semana sentirem alguma diferença no corpo.
No caso da perda dos ganhos obtidos pelo treino o corpo é muito ingrato, com uma ou duas semanas parado você já começa a perceber diferenças negativas. Para consolo daqueles que são persistentes, aqueles ganhos obtidos retornam rápido, eles não levam o mesmo tempo do início, em cerca de 4-6 sessões de treino o condicionamento já volta ao patamar de quando você parou. Infelizmente quanto mais tempo afastado dos exercícios, maior será a dificuldade em voltar a treinar.
Esse efeito é conhecido como o “bicho da preguiça”, quanto mais tempo a pessoa ficar parada mais o “bicho da preguiça” ganha força e o afasta da prática, ou seja, quanto mais tempo sem treinar mais vontade de ficar no sofá poderá sentir.
É preciso encarar o exercício físico com mais carinho e seriedade, encarar como algo que não pudesse faltar no seu dia a dia, da mesma forma que cuida dos dentes deve se cuidar do seu corpo, atitudes higiénicas com o nosso corpo são fundamentais, e assim deve ser encarado o exercício, como se fosse um remédio que se toma para prevenir de doenças, lesões e outras problemas ligados ao sedentarismo. Hoje em dia as doenças advindas do sedentarismo é uma das causas que mais mata no mundo, e infelizmente poucas pessoas conseguem associar a prática de exercício físico como uma estratégia preventiva, “um medicamento”, que pode ser prazeroso e sem contra indicações desde que bem controlado e orientado, a obesidade e as doenças relacionadas ao sedentarismo, já são considerados uma epidemia por alguns especialista, sei que não fará parte desta estatística, pois terá todo meu apoio através de informações e orientações específicas no campo.
Prof. Dênis Quadros
Ms. Treino de Alto Rendimento Desportivo
Fique em forma com a Athlon Esportes e siga-nos no
facebook.com/athlonpersonal
AGO