Prof. Dênis Quadros
Ms. Treino de Alto Rendimento Desportivo
Muitos corredores não querem “desperdiçar” tempo de corrida, especialmente quando as coisas estão a ir bem, por medo de perder o condicionamento físico já adquirido. Estes indivíduos tendem ao pessimismo e imaginam que acabarão tendo reveses que lhe prejudicarão da mesma maneira. Mas não veja essas situações de pausa como um passo atrás no seu progresso rumo a tempos melhores. Veja sim como um período importante e útil na direção ao alcance de seus objetivos a longo prazo.
Normalmente o corpo lhe avisa quais os esforços consegue e quais não consegue realizar, se você o escutar. O problema é que muitas vezes não queremos parar para o escutar ou não sabemos como responder.
Convença-se de que o descanso é uma fase efectiva do treino, um ponto de partida na busca de um melhor desempenho e mais satisfatório.
Um dos princípios do treino (princípio da manutenção) nos diz que, manter a aptidão física é mais fácil do que atingi-la, e para além do mais, se durante a pausa fez questão de manter-se minimamente ativo, e preservou algum nível de condicionamento físico, poderá ainda suportar treinos mais exigentes no começo e possivelmente, progredir a um maior nível de realização. Portanto as vezes é mais fácil recuperar a forma do que alcançá-la. Um outro ponto positivo, durante estes períodos de pausas é o facto de poder ter a possibilidade de adoptar novos hábitos ou dar maior atenção a outras rotinas de exercícios auxiliares, como alongamentos, exercícios de fortalecimento abdominal, ou alimentação, massagens até mesmo a meditação. Será bom saber que está a fazer algo para tornar o seu corpo mais resistente às lesões, e deverá ser relativamente fácil manter estas rotinas quando já puder correr outra vez.
Entretanto, após uma pausa é sempre importante considerarmos que algumas mudanças poderão ter ocorrido e muitas vezes estão associadas com a mudança na composição corporal, ou pela perda de alguma função ou qualidade física pelo facto desta poder estar associada a uma lesão, logo a recuperação da capacidade neuromuscular de responder aos estímulos e do peso corporal normal de antes deverá ser sempre a prioridade em uma primeira fase. Por isto, tenha paciência e não deixe que uma interrupção traga a preocupação de que houve perda de tempo e de que o treino deve, portanto, ser acelerado para compensar esse período. Se você seguir um plano apropriado ao seu nível de aptidão física, provavelmente voltará a ativa mais rápido do que esperava.
SET