Blog

Pliometria vs Resultados

Posted by:

Pliometria vs Resultados

Prof. Dênis Quadros
Ms. Treino de Alto Rendimento Desportivo

O treino pliométrico ou também conhecido como treino reativo, ou excêntrico é uma metodologia de treino muito eficiente para o desenvolvimento da FORÇA POTÊNCIA. Este método baseia-se nos fatores do reflexo de alongamento e as componentes elásticas do músculo, normalmente é destinado ao desenvolvimento da capacidade da resposta reativa do sistema neuromuscular.

Portanto, este tipo de treino busca aprimorar a capacidade de realizar a reversão da fase excêntrica (alongamento) para a fase concêntrica o mais rápido possível, possibilitando que os músculos aproveitem esta energia elástica da fase excêntrica (alongamento) somada com a energia do movimento e da ação concêntrica (encurtamento), resultando assim em um aumento da capacidade de gerar força explosiva no momento exigido.

Existem vários exercícios pliométricos, como por exemplo pular a corda ou saltar barreiras. Entretanto os exercícios mais conhecidos e eficientes são os saltos profundos e saltos com carga externa ou até mesmo com a utilização de caixas.

Muitos são os estudos que mostram as vantagens da utilização deste tipo de treino, principalmente para a melhoria da performance, portanto ,no geral, podemos afirmar que a PLIOMETRIA é uma arma poderosa para desenvolver a potência muscular, podendo ser incluída na preparação para a prática de qualquer modalidade que necessite, velocidade, força, explosão, saltos e variadas mudanças de direção.

Devido as suas diferentes possibilidades de aplicabilidade permite também adaptar este método a todos os níveis e a todas as faixas etárias inclusivamente em populações mais idosa que devido a muitos fatores acabam por ter um declínio da sua força dinâmica, interferindo nas contrações de velocidade rápida e na produção de força potência, salvo a guardando características individuais e tomando por norma as medidas preventivas que este tipo de treino requer.

No entanto é importante destacar que este tipo de treino só será benéfico se for bem conduzido, neste sentido a qualidade da execução técnica é um elemento fundamental para o sucesso, o que requer uma atenção máxima em alguns aspectos importantes como uma relação ótima entre a força de travagem e a força de reação com a respectiva diminuição do tempo de contacto com o solo, caso contrário os benefícios deste tipo de treino passariam a ficar comprometidos. No entanto, também, não se pode descuidar do risco de lesões acrescido neste tipo de treino, que geralmente está associado a falta de preparação da musculatura do praticante, ou a cargas de volumes de treino exagerados que não respeitam os períodos específicos exigidos para uma completa recuperação e por vezes a utilização de alturas de caixotes incorretos, ou até mesmo pavimento ou área de aterragem imprópria, como terrenos de características macia.

Neste sentido, é fundamental a prescrição e o acompanhamento por parte de um profissional capacitado e com experiência na desenvoltura do treino para que os praticantes se beneficie dos seus objetivos e, com isso evitar o surgimento precoce de lesões, inclusivamente evitar as ridículas figuras que temos muitas vezes vindo observar nestes últimos tempos.

Aqui vos deixo um exemplo de uma rotina simples de exercício pliométricos.

video

0

Add a Comment