JOANA SÁ-COUTINHO
Quando comecei a treinar no estúdio em 2012, tinha uma menina de 4 anos, marido nos EUA e pouco tempo livre. Sempre fiz exercício mas tinha um objectivo específico: aumento da capacidade aeróbica e força muscular. Entretanto, como tudo na vida, os objectivos mudam e o acompanhamento no estúdio adapta-se e prepara-se para acompanhar as alterações. Têm sido 4 anos muito animados!! Depois do objectivo inicial, tivemos:
– 2013: preparação física na gravidez.
– 2014: recuperação pós parto.
– 2015/2016: recuperação pós cirurgia oncológica e exercício durante os tratamentos adjuvantes de quimioterapia.
Costumam dizer que o cancro muda as pessoas, com base na minha experiência, a mim não sinto que tenha mudado, antes fortaleceu e tornou ainda mais vincadas a minhas características, mais focada, determinada, realista, prática, persistente e teimosa. Se calhar o que mudou foi a maneira como as outras pessoas me vêem, é que antes estas características eram defeitos ou um feitio difícil…
Coincidência ou não, fui operada a 19 de outubro, que é especificamente o dia internacional contra o Cancro de Mama e para mim o dia em que foi exterminado e cortado aos bocadinhos! Na altura, o nome da pasta que criei no meu computador para arquivar todos os exames foi “SAÚDE” e continua a ser a pasta onde arquivo os exames de rotina. De todas as pesquisas inevitáveis na internet, desde os possíveis tratamentos, experiências semelhantes, sentimentos positivos, etc, encontrei uma imagem que caracteriza completamente o sentimento dominante e quanto mais tempo passa mais faz sentido:
Desculpa pelos palavrões…
Não tenho sempre certezas, muito pelo contrário, este é um percurso sem fim cheio de dúvidas e ansiedades, porque a partir de agora, depois de ser precocemente confrontada com o meu “prazo de validade”, tenho a consciência real que não somos infinitos. É verdade que temos de morrer de alguma coisa mas, a minha certeza é que de cancro NÃO! Talvez leve com um vaso na cabeça…
A esta altura, sinto que a recuperação se não é total, deve estar muito perto disso. Na rotina diária, não sinto qualquer das limitações que durante este tempo me foram apresentadas como “possivelmente definitivas”. Acredito verdadeiramente que a chave para o sucesso é a combinação de exercício físico, alimentação e espirito lutador. Claro que podemos acrescentar o descanso, mas esse ainda é o último efeito secundário a ultrapassar.
Sou a prova viva da capacidade e diversidade no acompanhamento personalizado que é feito pelo Prof. Dênis. É um profissional competente e responsável, é investigador e interessado, tem um espírito aberto e de partilha. São estas últimas características que o destaca dos seus pares e que faz cada treino ás 7:30 da manhã valer a pena! Tenho a certeza que com todos os “atletas” que acompanha, o Prof. Dênis cria uma ligação profissional e emocional, com a qual consegue fazer a diferença e atingir os resultados que se pretende. Também posso acrescentar que presta serviços de Babysitting, porque a maior parte dos treinos foram acompanhados pelos meus filhos, porque de outra forma não tinha onde os deixar para treinar!
E que mudanças vão acontecer em 2017? Já está a ficar muito monótono… Tenho pensado em várias coisas, por exemplo a corrida, mas sempre que posso fujo dela! Não sei, mas vou encontrar um novo desafio, nem que seja conseguir manter uma vida boa, cheia de rotinas monótonas, semanas sempre iguais, sem novidades nenhumas e muita alegria. Que tal?
OUT